O que falam da Trupe?

 

‘‘O que me encanta no trabalho desses “meninos” é exatamente a simplicidade com que “brincam” com assunto tão sério.

Penso em diversas contribuições que um trabalho como este propicia a nossa cultura, mas, reflito de maneira especial sobre dois pontos que me parecem ser o verdadeiro cerne da proposta da Trupe:

A importância deste “diálogo brincalhão” com as crianças faz com que o aprendizado aconteça, tão naturalmente, que o novo conhecimento flui, melodicamente, junto as notas musicais das cantigas entoadas por eles.

A busca por esse momento lúdico, leve, significativo na construção dos seres é algo desejado por qualquer educador que acredite na educação como processo de construção libertadora e a Trupe Trupé faz isso, assim mesmo, como uma divertida e gostosa brincadeira.

Outro relevante ponto de reflexão que surge desse lindo trabalho é a importância de - numa era de informação e informatização, onde toda e qualquer cultura entra por nossas telas receptoras - alguém que “fale” sobre a cultura brasileira de maneira específica. É, simplesmente, necessário e fundamental que levem esse conhecimento cultural brasileiro às nossas crianças e, com isso, possam apresentar um caminho rico de descobertas na própria identidade cultural dessa criança que vivencia esse momento de maneira singular.

Parabéns, Trupe!

Do ponto de vista da educadora, acredito no trabalho de vocês como ferramenta de auxilio à prática pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, por, como já dito, possibilitar uma abertura sutil de diversos temas construtivos e essenciais à formação humana e social de nossas crianças.

Do ponto de vista da “plateia” que, além de ter a sensibilidade aflorada pelo trabalho de vocês, pôde ver esse mesmo encantamento no olhar do filho, acredito em toda a poesia brasileira presente nesse trabalho delicioso da Trupe Trupé que faz esse excitante convite a essa “redescoberta brasileira” através da navegação ritmica nesse oceano de arte e educação.

Obrigada e muito sucesso, sempre!’’

 

Elaine Cristina Almeida Sleiman 

Pedagoga e Mestra em Educação pela PUC Goiás 

 

 

‘‘O trabalho da Trupe Trupé é incrível!!! Mistura música, dança e diversão para criançada. Eles adoraram o espetáculo!

Com certeza o CD desta Cia será interessante, as professoras com certeza usarão dentro da sala de aula. Venham mais vezes ao nosso CEU.’’

 

Francisco, Bruna e Tatiana / Equipe de Coord. Cultural 

CEU Capão Redondo - Prefeitura de São Paulo

‘‘Ver as crianças sorrindo, dançando e cantando com um brilho lindo nos olhos não tem preço! A Trupe Trupé é o quem tem de melhor quando se fala de música pra crianças, um espetáculo completo, com teatro, dança e o CD, com certeza, será uma ferramenta pedagógica incrível!’’

 

Andressa Dias Santos da Rocha / Coord. de projetos

CEU Uirapuru - Prefeitura de São Paulo

 

"O espetáculo do Grupo Trupe Trupé traz o encantamento, a alegria, o sorriso das crianças com a magia da arte, enriquecendo o pedagógico, parabéns!!!’’

 

Maria Iracema M R da Silva / Coord. de Projetosl 

CEU Navegantes - Prefeitura de São Paulo

 

 

Quando vi um projeto voltado para crianças envolvendo música, dança, brincadeiras e o melhor: levando um pouco de cultura popular, de cara me interessei, pois como educadora, sempre gostei (e acho extremamente importante) levar um pouco de cultura para nossas crianças – todas elas...não importa a cor, raça, condição social...criança é criança! E estão carentes de coisas que estejam fora da televisão e do vídeo game.

Foi então que conheci a TRUPE TRUPÉ!

Na primeira vez que vi o grupo se apresentando quase chorei! Foi tão maravilhoso chegar e ver um lugar que parecia mágico; cercado de crianças, pais, jovens de todas as idades com olhinhos brilhando de encantamento e curiosidade a cada música, a cada brincadeira... A alegria tomou conta daquele lugar e eu vi ali, 6 jovens artistas, todos encantadoramente bem vestidos, tocando, cantando, dançando, brincando... Impossível não me apaixonar por esse trabalho!

Vocês são maravilhosos e merecem todo reconhecimento do mundo!

Parabéns pelo lindo trabalho e que cresçam, cresçam... Mas não deixem nunca de serem CRIANÇAS!

Agora estou esperando minha primeira filhinha, e tudo que acredito ser bom, assim como passo para meus alunos, vou passar para ela. A Mariana já conhece a Trupe, hein!!! Mesmo antes de nascer... ahhh, mas quando ela nascer, irá se encantar pela Trupe, assim como a mamãe!

Longevidade ao grupo!

 

Ana Paula Araújo, educadora, 28 anos

São Paulo/SP

 

 

Paulo Tatit - músico e fundador da Palavra Cantada

"Eu gostei muito do disco. Tive a oportunidade de ouvir numa viagem então fiquei ouvindo bastante... Eu gostei muito dessa coleção de ritmos brasileiros, dentro de uma abordagem, de um trabalho em cima daquilo, sabe? O uso daqueles ritmos, daquelas claves remotas que a gente tem na cabeça da gente, coisas de um Brasil bom, do Brasil criativo, do Brasil inventivo que criou essa rítmica absurda que só a gente tem, uma coisa de norte a sul, muito impressionante a quantidade de material que se tem pra trabalhar. Então eu gostei muito de ouvir e ver o potencial desse trabalho da Trupe Trupé!"
 

Elaine Almeida Sleiman - Escritora e Pedagoga/Mestre em Educação - PUC Goiás

‘‘O que me encanta no trabalho desses “meninos” é exatamente a simplicidade com que “brincam” com assunto tão sério.
Penso em diversas contribuições que um trabalho como este propicia a nossa cultura, mas, reflito de maneira especial sobre dois pontos que me parecem ser o verdadeiro cerne da proposta da Trupe:
A importância deste “diálogo brincalhão” com as crianças faz com que o aprendizado aconteça, tão naturalmente, que o novo conhecimento flui, melodicamente, junto as notas musicais das cantigas entoadas por eles.
A busca por esse momento lúdico, leve, significativo na construção dos seres é algo desejado por qualquer educador que acredite na educação como processo de construção libertadora e a Trupe Trupé faz isso, assim mesmo, como uma divertida e gostosa brincadeira.
Outro relevante ponto de reflexão que surge desse lindo trabalho é a importância de - numa era de informação e informatização, onde toda e qualquer cultura entra por nossas telas receptoras - alguém que “fale” sobre a cultura brasileira de maneira específica. É, simplesmente, necessário e fundamental que levem esse conhecimento cultural brasileiro às nossas crianças e, com isso, possam apresentar um caminho rico de descobertas na própria identidade cultural dessa criança que vivencia esse momento de maneira singular.  Parabéns, Trupe!
Do ponto de vista da educadora, acredito no trabalho de vocês como ferramenta de auxilio à prática pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, por, como já dito, possibilitar uma abertura sutil de diversos temas construtivos e essenciais à formação humana e social de nossas crianças.
Do ponto de vista da “plateia” que, além de ter a sensibilidade aflorada pelo trabalho de vocês, pôde ver esse mesmo encantamento no olhar do filho, acredito em toda a poesia brasileira presente nesse trabalho delicioso da Trupe Trupé que faz esse excitante convite a essa “redescoberta brasileira” através da navegação ritmica nesse oceano de arte e educação.
Obrigada e muito sucesso, sempre!’’
 

Andressa Dias Santos da Rocha / Coord. de projetos
CEU Uirapuru - Prefeitura de São Paulo

‘‘Ver as crianças sorrindo, dançando e cantando com um brilho lindo nos olhos não tem preço! A Trupe Trupé é o quem tem de melhor quando se fala de música pra crianças, um espetáculo completo, com teatro, dança e o CD, com certeza, é uma ferramenta pedagógica incrível!’’

Francisco, Bruna e Tatiana / Equipe de Coord. Cultural 
CEU Capão Redondo - Prefeitura de São Paulo

‘‘O trabalho da Trupe Trupé é incrível!!! Mistura música, dança e diversão para criançada. Eles adoraram o espetáculo!
Com certeza o CD desta Cia será interessante, as professoras com certeza usarão dentro da sala de aula. Venham mais vezes ao nosso CEU.’’

Maria Iracema M R da Silva / Coord. de Projetosl 
CEU Navegantes - Prefeitura de São Paulo

"O espetáculo do Grupo Trupe Trupé traz o encantamento, a alegria, o sorriso das crianças com a magia da arte, enriquecendo o pedagógico, parabéns!!!

Ana Paula Araújo, educadora, 28 anos
São Paulo/SP

"Na primeira vez que vi o grupo se apresentando quase chorei! Foi tão maravilhoso chegar e ver um lugar que parecia mágico; cercado de crianças, pais, jovens de todas as idades com olhinhos brilhando de encantamento e curiosidade a cada música, a cada brincadeira... A alegria tomou conta daquele lugar e eu vi ali, 6 jovens artistas, todos encantadoramente bem vestidos, tocando, cantando, dançando, brincando... Impossível não me apaixonar por esse trabalho!
Vocês são maravilhosos e merecem todo reconhecimento do mundo!
Parabéns pelo lindo trabalho e que cresçam, cresçam... Mas não deixem nunca de serem CRIANÇAS!
Longevidade ao grupo!"